Quem sou eu

Minha história de vida





          Meu nome é Marcondes Torres Pereira nasci no município de Mombaça Ceará no dia 4 de maio de 1995. Morei na zona rural durante boa parte da minha infância. Esse isolamento influenciou de certa forma na qualidade do meu aprendizado escolar, até porque, as localidades rurais são mais desprovidas de oportunidades, projetos e recursos materiais escolares se comparadas aos grandes centros urbanos.
      Meu pai faleceu quando eu tinha aproximadamente 11 anos de idade. Esse fato abalou profundamente os pilares da minha existência, ou seja, o mundo desabou sobre a minha família, a qual é, sem sombra de dúvida, o meu motivo ou força maior para continuar sonhando em prol de uma vida mais digna e melhor. Claro que ponho Deus em primeiro plano na minha vida, pois Este é o meu oxigênio e a minha essência para continuar vivendo.
         A morte de um ente querido muitas vezes nos deixa desnorteados e desolados, no entanto, procurei forças para fazer o diferencial e não deixei que esse acontecimento abalasse ou interrompesse a minha vida estudantil. Continuei estudando, desta vez com mais garra e determinação, e através desse esforço compensativo obtive bons resultados. Em outras palavras, no ano de 2009 exatamente quando estava cursando o 9º ano do ensino fundamental, ganhei o título de 2º melhor aluno do colégio do qual estudava na época. Também ganhei, em 2010, 2011 e 2012, um computador, respectivamente, por ter obtido um desempenho satisfatório na prova SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará). 
          Além disso, em 2011 consegui uma vaga pelo SISU, através da nota do Enem, para o curso de saneamento ambiental em Limoeiro do Norte, porém não pude ingressar na tão sonhada universidade, pois as condições financeiras da minha família não permitiram a realização deste sonho e, juntamente a isso, não possuía parentes próximos residindo na cidade e, ainda por cima, era menor de idade. Tais fatores somados contribuíram para o meu fracasso, no entanto, jamais desisti de realizar meus sonhos e projetos de vida. No ano 2012 consegui, através do ENEM, uma vaga para o curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE - Campus Iguatu e estou até hoje me graduando nesta área.
         As dificuldades e obstáculos que eu enfrentei ao longo da minha vida, sobretudo na infância, foram muitos. Todavia, não permiti que os meus sonhos fossem barrados ou soterrados nos escombros das minhas derrotas, muito pelo contrário, transformei os meus erros e fracassos em canteiros de oportunidades e experiências, nos quais procurei plantar a melhor semente para colher os melhores frutos. Sempre admirei a capacidade humana de criar, descobrir e reinventar novas fontes e formas de aprendizagem. Afinal de contas, os estudos escolares e o conhecimento humano em geral nos transportam para lugares inimagináveis e fantásticos. Em suma, nos proporcionam a oportunidade de descobrirmos novos mundos e horizontes, pois à medida que estudamos adquirimos uma visão mais crítica e analítica sobre a sociedade e, consequentemente, sobre a realidade em que vivemos.
          Portanto, desejo humilde e sinceramente que todos os “Marcondes da vida” nunca desistam da realização dos seus sonhos, pois estes são o combustível para alçarmos voos cada vez mais altos.


O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top